Perguntas Frequentes

Sim, todos os cursos são 100% gratuitos.
Não. Todos os cursos são isentos de taxas. O Instituto Federal Farroupilha oferta educação pública, gratuita e de qualidade.
Antes de efetuar a inscrição, o candidato dever ler o Edital de Abertura da Seleção. Esse documento regulamenta todo o certame, contendo todas as informações necessárias ao candidato para participar do Processo Seletivo. Depois de se inscrever, deve acompanhar as publicações sobre a seleção como: manual do candidato e editais subsequentes conforme o cronograma do Edital de Abertura.
O candidato deve ter obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Registro Geral (RG) para realizar sua inscrição. Se você ainda não possui um dos documentos, providencie-o mais breve possível.
Para a realização da inscrição ao Processo Seletivo, o candidato deverá acessar o endereço www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo, selecionar a opção “Inscreva-se”. Em seguida, deverá preencher o formulário de inscrição, inserindo seus dados corretamente, e aguardar o recebimento de um e-mail de confirmação da inscrição. Ressaltamos que a homologação da inscrição ocorrerá somente ao final do período de inscrições, uma vez que é permitida a realização de mais de uma inscrição, sendo homologada somente a última inscrição realizada pelo candidato. O candidato poderá consultar sua inscrição por meio da opção “Consultar Inscrição”, informando seu CPF e data de nascimento. A inscrição é de inteira responsabilidade do Candidato, não cabendo alegação de equívoco.
Cursos Técnicos de Nível Médio
São oferecidos nas formas de ensino:
Integrado: o estudante faz o Ensino Médio mais um curso técnico no IFFar, com uma só matrícula. Para participar, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes.
PROEJA: o estudante irá cursar o ensino médio concomitante com o ensino técnico. Este curso é destinado para o estudante que possua no mínimo, 18 anos de idade completos até a data da matrícula, conforme prevê a Lei nº 9.394/1996 e tenha concluído o ensino fundamental ou estudos equivalentes.
Subsequente: para inscrever-se nesta modalidade de curso técnico, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes. Também deve ficar atento ao Edital publicado pelo Instituto Federal Farroupilha, acompanhar os requisitos para a inscrição e os prazos previstos no Edital.
Cursos Superiores: para seleção para os cursos superiores, o candidato deverá ter realizado a prova do ENEM.Poderá concorrer o candidato que prestou ENEM a partir do ano de 2009.
Sim. Neste processo seletivo, o candidato pode inscrever-se para realizar a prova no campus mais próximo da cidade onde resida, embora o curso para onde pleiteie a vaga seja em outro município.
A realização da confirmação de vaga é imprescindível para que o candidato confirme o interesse em preencher a vaga para a qual foi selecionado. Fique atento ao Edital do seu Processo Seletivo para informar-se sobre prazos e documentos necessários para cada etapa.
Para confirmar os documentos necessários para efetuar a confirmação de vaga, você deve consultar o Edital e o Manual do Candidato do Processo Seletivo do qual você está participando.
Sim. Contudo, apenas valerá a última inscrição realizada pelo candidato, ou seja, o candidato pode concorrer apenas em um curso do mesmo nível. Quanto à homologação, esta só ocorrerá no final do processo de inscrições, visto que não há taxa de pagamento. Por isso, fique atento à inscrição e, se possível, imprima o comprovante da última inscrição realizada.
Sim. O candidato poderá se inscrever para cursos de nível de ensino diferentes.
As inscrições serão homologadas apenas após o encerramento doperíodo de inscrições, quando será publicada a Listagem final de inscrições homologadas, de acordo com o cronograma do Edital que rege a seleção.No entanto, em caso de um mesmo candidato realizar mais de uma inscrição, somente será homologada a última inscrição realizada.
A inscrição é gratuita para todos os processos seletivos.
Nesse caso, o candidato deverá efetuar uma nova inscrição, dentro do período de inscrições, conforme o cronograma da seleção, sendo que somente a última inscrição realizada pelo candidato será homologada.
O candidato tem a responsabilidade de conferir seus dados antes de finalizar a inscrição. Em caso de inscrição efetuada com dados incorretos, o candidato deverá fazer uma nova inscrição (dentro do período de inscrições, conforme o cronograma da seleção) e ignorar a anterior, pois somente a última inscrição será homologada.
Você pode acessar os conteúdos da prova no Edital de abertura do processo seletivo e no Manual do Candidato. Além disso, no site do IFFar, você encontra os arquivos de provas anteriores pelo link: https://www.iffarroupilha.edu.br/provas-anteriores-integrado
Sim. O candidato com necessidades especiais que necessite de equipamentos, atendimento diferenciado e ou tempo adicional para realização da prova deverá solicitar atendimento especial ao preencher o formulário de inscrições. Mais informações encontram-se disponíveis no Edital e no Manual do Candidato ou pelo e-mail proseletivo@iffarroupilha.edu.br.
Caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente; documento de identificação com foto. Mais informações estão disponíveis no Edital e no Manual do Candidato.
O Instituto Federal Farroupilha utiliza a nota do ENEM para ingresso nos Cursos Superiores. Para ingresso nos Cursos Superiores, o candidato deve atentar para o Edital de abertura do processo seletivo.
Sim. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência em todos os Cursos do IFFar, conforme previsto no Decreto n° 3298/1999e na Política de Ações Afirmativas estabelecida pela legislação vigente.
Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular devem inscrever-se na Ampla Concorrência.
Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular com bolsa ou não devem inscrever-se na Ampla Concorrência.
Os campi do IFFar que fornecem a opção de moradia estudantil são: Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, São Borja e São Vicente do Sul. O estudante interessado em concorrer a uma vaga na moradia estudantil deve ficar atento à publicação do Edital realizado pelo próprio campus e inscrever-se na seleção. Mais informações poderão ser obtidas com a Coordenação de Assistência Estudantil do campus.
Todas as chamadas dos candidatos classificados serão sempre disponibilizadas no endereço eletrônico do IFFar, sendo responsabilidade do candidato manter-se informado.
A classificação dos candidatos dos cursos superioresserá realizada pela ordem decrescente da nota obtida pela média aritmética simples das notas do candidato nas provas do ENEM, incluindo a redação. A classificação dos candidatos dos cursos técnicos integrados se dá pela ordem decrescente da nota obtida na prova do processo seletivo. A classificação dos candidatos dos cursos técnicos integrados – modalidade PROEJA se dá pela ordem decrescente de pontuação obtida pelos critérios socioeconômicos. A classificação dos candidatos dos cursos técnicos subsequentesse dá pela ordem de posição do sorteio, considerando a reserva de vagas da Política de Ações Afirmativas.
Todas as informações referentes ao Processo Seletivo serão publicadas no endereço www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo, nas datas constantes no cronograma disponível no Edital e no Manual do Candidato. É de responsabilidade de o candidato acompanhar essas informações e estar atento aos prazos de interposição de recursos, em cada uma das fases.