PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o IFFar?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha é uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica. Saiba mais

O IFFar cobra alguma mensalidade dos cursos?

Não. Todos os cursos são isentos de taxas, inclusive de taxas de inscrição. O Instituto Federal Farroupilha oferta educação pública, gratuita e de qualidade.

Quero me inscrever no processo seletivo. O que faço primeiro?

Antes de se inscrever em qualquer processo seletivo, é essencial que você leia o edital de abertura da seleção e acompanhe suas atualizações (novos editais relacionados e retificações). Um edital é um documento que contém todas as regras, cronograma, requisitos e demais informações que regem o PS.

São exigidos documentos de identificação para a inscrição no Processo Seletivo?

Antes de se inscrever em qualquer processo seletivo, é essencial que você leia o edital de abertura da seleção e acompanhe suas atualizações (novos editais relacionados e retificações). Um edital é um documento que contém todas as regras, cronograma, requisitos e demais informações que regem o PS.

Caso eu não possua CPF, posso utilizar de outra pessoa?

Não é possível utilizar documentos de terceiros. Os documentos devem ser obrigatoriamente do candidato.

Qual é o procedimento para a inscrição?

As inscrições para os cursos integrados já estão abertas. Para a realização da inscrição ao Processo Seletivo, o candidato deverá acessar o endereço https://ingresso.iffarroupilha.edu.br/integrados e selecionar a opção "Fazer a Inscrição" para realizar o cadastro no sistema. Após realizar o cadastro, o candidato deve fazer login no sistema utilizando CPF e senha cadastrada para realizar a inscrição no Processo Seletivo.

As informações completas sobre as inscrições no Processo Seletivo estão disponíveis no item 3, localizado na página 4, do Edital nº 315/2021, que rege a seleção.

As inscrições para cursos técnicos subsequentes e superiores também são feitas pela internet, através do link www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo. É necessário aguardar o lançamento dos editais e a abertura das inscrições para mais detalhes.

Como saber a forma de ensino na qual devo me inscrever?

Cursos Técnicos de Nível Médio são oferecidos nas seguintes formas de ensino:

  • Integrado: o estudante faz o Ensino Médio mais um curso técnico no IFFar, com uma só matrícula. Para participar, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes.

  • PROEJA: como na forma Integrado, o estudante irá cursar o ensino médio e o curso técnico no IFFar. Esta forma é destinada ao estudante que possua, no mínimo, 18 anos de idade completos até a data da matrícula, conforme prevê a Lei nº 9.394/1996 e tenha concluído o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes.

  • Subsequente: para inscrever-se nesta modalidade de curso técnico, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes. Também deve ficar atento ao Edital publicado pelo Instituto Federal Farroupilha, acompanhar os requisitos para a inscrição e os prazos previstos no Edital.

Cursos Superiores: para a seleção para os cursos superiores, o candidato deverá ter realizado a prova do ENEM. Poderá concorrer o candidato que prestou ENEM a partir do ano de 2011.

Será aplicada prova para ingresso no IFFar?

Em 2021 não será realizada prova para ingresso no IFFar.

Assim como em 2020, em 2021, em razão da pandemia de Covid-19, a seleção para cursos técnicos integrados será realizada, somente, por meio de sorteio eletrônico.

O sorteio eletrônico ocorrerá no dia 5 de novembro de 2021, a partir das 14h e será transmitido ao vivo pela internet.

Os cursos técnicos subsequentes também utilizam sorteio eletrônico.

Os cursos superiores utilizam a nota na prova do ENEM.

O que é a confirmação de vaga?

A realização da confirmação de vaga é imprescindível para que o candidato confirme o interesse em preencher a vaga para a qual foi selecionado. Fique atento ao Edital do seu Processo Seletivo para informar-se sobre prazos e documentos necessários para cada etapa.

Posso me inscrever em mais de um curso técnico?

Não. Você pode concorrer apenas em um curso do mesmo nível.

Posso realizar inscrição de um curso técnico subsequente e também de um curso superior?

Sim. O candidato poderá se inscrever para cursos de nível de ensino diferentes.

Consultei minha inscrição e consta como "não homologada", o que devo fazer?

As inscrições serão homologadas apenas após o encerramento do período de inscrições, quando será publicada a Listagem final de inscrições homologadas, de acordo com o cronograma do Edital que rege a seleção. No entanto, em caso de um mesmo candidato realizar mais de uma inscrição, somente será homologada a última inscrição realizada.

Qual é o valor da inscrição para os Processos Seletivos do IFFar?

A inscrição é gratuita para todos os processos seletivos.

Fiz minha inscrição em um curso, porém decidi que quero fazer outro curso diferente. O que faço?

O candidato poderá editar as informações prestadas em sua inscrição até a data limite de inscrições, conforme o edital que rege a seleção.

Para a edição de inscrição, o candidato deverá entrar no sistema de inscrição, fazer login com o CPF e senha cadastrados.

Preenchi o formulário de inscrição com dados errados. O que fazer?

O candidato tem a responsabilidade de conferir seus dados antes de finalizar a inscrição. Em caso de incorreções, o candidato poderá editar as informações prestadas em sua inscrição até a data limite de inscrições, conforme o edital que rege a seleção.

Para a edição de inscrição, o candidato deverá entrar no sistema de inscrição, fazer login com o CPF e senha cadastrados.

Como faço para ter acesso às listas com os locais de prova e à lista de aprovados?

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo serão publicadas no endereço www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo, nas datas constantes no cronograma disponível no Edital e no Manual do Candidato. É de responsabilidade de o candidato acompanhar essas informações e estar atento aos prazos de interposição de recursos, em cada uma das fases.

Como faço para ingressar no IFFar através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

O Instituto Federal Farroupilha utiliza a nota do ENEM para ingresso nos Cursos Superiores. Para ingresso nos Cursos Superiores, o candidato deve atentar para o Edital de abertura do processo seletivo.

Possuo deficiência, posso participar do processo seletivo?

Sim. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência em todos os Cursos do IFFar, conforme previsto no Decreto n° 3298/1999 e na Política de Ações Afirmativas estabelecida pela legislação vigente.

O candidato que fez apenas uma parte do Ensino Fundamental em escola particular pode concorrer para as vagas de escola pública?

Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular devem inscrever-se na Ampla Concorrência.

O candidato que cursou parcial ou integralmente qualquer série(s) do Ensino Fundamental em escola particular, com bolsa de estudo, pode concorrer às vagas de escola pública?

Não. Apenas candidatos que realizaram INTEGRALMENTE os seus estudos em Escola Pública. Aqueles candidatos que realizaram parte dos estudos em escola particular com bolsa ou não devem inscrever-se na Ampla Concorrência.

Quais os campi do Instituto Federal Farroupilha que têm moradia estudantil? Qual é o procedimento para concorrer às vagas?

Os campi do IFFar que fornecem a opção de moradia estudantil são: Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, São Borja e São Vicente do Sul. O estudante interessado em concorrer a uma vaga na moradia estudantil deve ficar atento à publicação do Edital realizado pelo próprio campus e inscrever-se na seleção. Mais informações poderão ser obtidas com a Coordenação de Assistência Estudantil do campus.

Como saber se fui classificado?

Todas as chamadas dos candidatos classificados serão sempre disponibilizadas no endereço eletrônico do IFFar, sendo responsabilidade do candidato manter-se informado.

Como os candidatos são classificados?

A classificação dos candidatos dos cursos superiores será realizada pela ordem decrescente da nota obtida pela média aritmética simples das notas do candidato nas provas do ENEM, incluindo a redação.

A classificação dos candidatos dos cursos técnicos integrados e subsequentes se dá pela ordem de posição do sorteio, considerando a reserva de vagas da Política de Ações Afirmativas.

A classificação dos candidatos dos cursos técnicos integrados – modalidade PROEJA se dá pela ordem decrescente de pontuação obtida pelos critérios socioeconômicos.